“Há muitos e muitos anos, antes de os humanos entenderem o que havia acima das nuvens, o reino do céu e das estrelas era exclusivamente habitado por deuses e explicado por mitos e fábulas. Mas uma série de descobertas, entremeadas com avanços e recuos, caminhos errados e becos sem saída, acabou por destruir essas crenças primitivas, dando à humanidade o conhecimento necessário para poder desvendar estranhas e humildes verdades. A odisseia da descoberta cósmica tinha começado – e assim desde então. Lenta, mas firmemente, um novo universo emergiu – um universo fervilhante de moléculas, onde espreitam buracos negros monstruosos e onde serpenteiam vazios e galáxias de todos os tamanhos e feitios, a sugerir-nos insondáveis mistérios ainda por explorar.

Neste livro convidamos os leitores a embarcarem connosco numa viagem de corpo e alma, da Terra para o infinito e mais além.”

São estas as primeiras palavras do livro intitulado “Para o infinito e mais além – uma viagem de descoberta cósmica” editado em Novembro de 2024 pela editora Gardiva, de autoria de Neil de Grasse Tyson e Lindsey Nyx Walker.

Neil de Grasse Tyson é astrofísico no Museu Americano de História Natural, onde dirige o mundialmente famoso Planetário Hayden. É autor do bestseller “Astrofísica para Gente com Pressa”, entre outros livros de divulgação científica

Lindsey Nyx Walker é produtora sénior e redactora principal no podcast de divulgação científica StarTalk, transformado em 2015 em programa de televisão transmitido pelo canal National Geographic, obteve já uma nomeação para um Emmy.

Este livro, publicado originalmente em 2023 com o título “To Infinity and Beyond – A Journey of Cosmic Discovery”, tem a tradução para o português efectuada pelo físico de comunicador de ciência Carlos Fiolhais, com a revisão de texto da Helena Soares e Carlos Pinheiro.

Este é um belíssimo livro, com 318 páginas profusamente ilustradas a cores. É constituído por quatro partes. A primeira intitula-se “Deixando a Terra”; a segunda nomeia-se “Passeando pelo quintal do Sol”; a terceira parte tem por título “Para o espaço sideral”; e a última e quarta designa-se “Para o infinito e mais além”.

O leitor terá o gosto de poder ler uma escrita acessível sobre os mistérios do Universo. Neil de Grasse Tyson já nos habituou à sua forma inteligente e humorada de desvendar o conhecimento do cosmos. Consegue com trazer a astrofísica para o alcance de todos.

É uma obra que com certeza nos enriquecerá com o conhecimento mais actualizado sobre o cosmos e sobre a aventura da descoberta humana sobre os mistérios mais intricados do Universo.

António Piedade

Comunicador de Ciência